As histórias sobre Michael Jackson são surreais e as vezes parecem até obras de ficção.
Nesse Drops, separamos 10 curiosidades sobre O Rei do Pop para você conferir.
Formato: MP3/ZIP
Tamanho: 17,4 MB
Semana passada lançamos a continuação da história do rei do pop, Michael Jackson, e como sempre acontece, ficamos super envolvidos com as histórias e a palavra mais usada entre Cocão e eu, para definir as fases de Jackson é “surreal”… Parecia um sonho, mas era Michael Jackson de passagem pela terra.
São tantas curiosidades que as vezes é até difícil acreditar que isso realmente aconteceu, então, separamos aqui um top 10 curiosidades surreais sobre Michael Jackson que você talvez não conheça, mas que aconteceu…
1. Ele foi criado como Testemunha de Jeová
Michael nasceu em 1958 e em 1963, sua mãe, Katherine Jackson, mudou de religião, e todos os filhos da família Jackson, foram criados como Testemunhas de Jeová.
Surpreendentemente mesmo foi o preconceito com que os lideres dessa religião trataram os irmãos que ficaram famosos no futuro, em especial Michael, que estava o tempo todo dando palestras em igrejas e divulgando os Testemunhas de Jeová, mas isso foi só até 1984, pois após o lançamento do vídeo clipe de Thriller, Michael largou a religião e segundo a sua mãe, o motivo foi o vídeo de terror que abalou a fé dos religiosos por apresentar Michael como um monstro.
2.Thriller é o álbum mais vendido de todos os tempos
Thriller rendeu a Michael Jackson conquistas colossais e MUITO dinheiro.
Entre os inúmeros prêmios que o disco ganhou, Thriller rendeu oito Grammys e se tornou o único álbum a conquistar disco de platina 30 vezes.
Nas paradas americanas, Thriller focou 122 semanas na Billboard na semana de lançamento vendeu 1 milhão discos e hoje já ultrapassa 110 milhões de discos produzidos.
Talvez, obviamente, esses números jamais sejam batidos, pois a indústria musical mudou, mas mesmo entre os lançamentos virtuais, Thriller ainda figura entre os mais vendidos.
3.Billie Jean é uma história genuína
Conforme explicamos no episódio 11 do Clube, e também dito por amigos próximos de Michael, Billie Jean era, uma pessoa genuína que manteve contato com Michael afirmando que ele era pai de seus gêmeos.
O próprio Jackson, em entrevistas sempre disse que ‘Billie Jean’ era uma composição que se referia a algumas moças que diziam que seus filhos eram filhos dos irmãos de Michael deixando ele fora desse rolo.
Mas a história é bem mais séria, Billie Jean, enviou uma arma para Michael com instruções para que ele se matasse e até invadiu a casa dele Michael, fato que a levou para os tribunais. Mas foi eternizada na musica.
4.Michael Jackson comprou os direitos da música dos Beatles
Da mesma forma que somos fãs de Michael, ele era um fã dos Beatles – no entanto, sua fixação no Fab Four foi mais longe do que qualquer outro indivíduo, pois ele comprou as músicas dos Beatles em 1985.
O fato é que, Jackson, tinha mais dinheiro do que conseguia gastar, então, ele pagou US$ 47,5 milhões pelos direitos de 251 músicas dos Beatles. Futuramente ele iria revende-los à Sony Music com um lucro surreal.
5. Ele teve uma briga genuína com Paul McCartney
Paul McCartney encorajou MJ a investir dinheiro na distribuição de músicas, que era o lugar onde ele, Paul, estava mais lucrando.
Mas o ex-Beatle viria a lamentar essa orientação, pois Jackson, apenas dois anos depois comprou todos os direitos do trabalho dos Beatles antes que McCartney pudesse fazer uma oferta e o fez sem a ajuda de mais ninguém.
Isso acabou com a amizade. McCartney disse mais tarde: “Acredito que é desonesto fazer coisas assim, ser companheiro de alguém e depois passa-lo pra traz” Mas Michael, não teve a intenção de magoar Paul, ele sabia que as músicas dos Beatles não eram mais dos Beatles e simplesmente fez uma oferta.
6. Michael Jackson administrou um clube de Futebol
Bizarro, porém verdadeiro: MJ, que era amigo do ex-administrador do Exeter City FC, Uri Geller, e resolveu participar de uma ação social do Clube, fato que rendeu fundos para causas nobres.
Uma grande parte do dinheiro arrecadado foi para o combate a AIDS, uma razão pela qual Michael fazia lobby regularmente.
Alguns meses após isso, Michael Jackson investiu no Clube e se tornou sócio majoritário, fato que o qualificou para decidir sobre temas relacionados ao Futebol, no caso deles, sobre soccer.
7. Michael Jackson gostava tato de animais que comprou seu próprio zoológico
Quando jovem, Jackson criava pastores alemães e teve também um roedor de estimação, chamado “Ben”, sobre isso ele compôs sua primeira letra, e música Ben faz parte da infância de uma porção de gente por aí
Como Jackson ganhou muito dinheiro com Trhiller, ele escolheu aumentar sua criação de animais para para 11, incluindo o macaco Bubles.
E logo mais, quando construiu o rancho Neverland, Jackson montou seu próprio zoológico particular, com orangotangos, girafas, flamingos e o que mais lhe desse na teia… até um elefante ele adquiriu.
8. Michael Jackson foi gravemente queimado nas gravações de um comercial da Pepsi em 1984
Após o notável sucesso de Thriller, Jackson fechou um contrato recorde de US $ 5 milhões com a Pepsi, fato que o atormentaria pelo resto de sua vida. Pois nas gravação, seu cabelo, que estava repleto de um produto estético inflamável, pegou fogo atingindo seriamente seu couro cabeludo.
O episódio deixou Jackson com a pele carbonizada, consequentemente com pontos de calvície, o que faria com que o artista usasse perucas pelo resto de sua vida.
Outro fato comprovado é que a dependência de Jackson em remédios que vieram a mata-lo, começou aqui.
9.Ele não imaginou o Moonwalk
Quando Jackson dançou o passo que ele chamou de ‘Moonwalk’ pela primeira vez, foi o show da s comemorações dos 25 anos da gravadora Motown 25 que foi transmitida ao vivo pela TV em 1983, o movimento foi tão comentado que imediatamente se tornou marca registrada do cantor.
O que você talvez não saiba, é que, apesar de ter popularizado o movimento, não foi Michael Jackson que o criou e nem foi ele o primeiro a apresenta-lo.
Jackson foi influenciado pelo movimento do artista e coreógrafo Jeffrey Daniel, que usava o passo em suas apresentações jazzísticas desde meados da década de 1970.
Porém, existem registros de que o cantor, Cab Calloway já realizava o ‘Moonwalk’ em 1932.
10.Michael Jackson realmente tinha vitiligo
Foi uma fonte de interesse para fãs e não fãs enquanto Michael esteve vivo: por qual motivo negro mais popular do mundo se tornou branco ao longo de sua carreira?
Em uma reunião de 1993 com Oprah Winfrey, Jackson confessou que tinha vitiligo, desde 1979, uma condição que faz com que manchas de pele percam sua pigmentação.
Mas isso não foi suficiente para persuadir a todos, muitos insistiam em acusar Michael de negar sua origem africana, mas em 2009, após a sua morte, o legista confirmou que Michael tinha mesmo vitiligo.
Foi um prazer falar de música com você e até a próxima!
Gilson de Lazari
Se você gostou do Clube da Música Autoral, seja um sócio. Acesse: clubedamusicaautoral.com.br/assine e confira as vantagens que você recebe em troca do seu apoio.
Se você quiser, também pode nos ajudar fazendo um PIX. Utilize nosso email como chave: clubedamusicaautoral@gmail.com Qualquer valor é bem-vindo.
Roteiro e locução: Gilson de Lazari
Arte da vitrine: Patrick Lima
Edição de áudio: Rogério Silva
Assine
Apple Podcasts
Google Podcasts
Spotify
Deezer
Amazon Music
Castbox
Podcast Addict
Pocket Casts
RSS
Ver Mais Opções
Fale Conosco
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp
Telegram
Se preferir, escreva um comentário, ou envie um email para: clubedamusicaautoral@gmail.com