Em 2016, o mundo perdeu um dos artistas mais originais de todos os tempos, mas sua história está escrita nas estrelas e jamais se apagará. Estamos falando do genial… “David Bowie”!

Tamanho: 24 MB

No dia 10 de janeiro de 2016, David Bowie, partia rumo às estrelas, aos 69 anos após uma batalha de 18 meses contra o câncer de fígado.

Capa de Black Star (2016)

Sim, eu sei David Bowie precisa de um episódio completo do Clube e estamos em divida com os ouvintes que vem nos pedindo, mas não poderíamos deixar essa data passar em branco, pois está fazendo 6 anos que um comunicado postado de forma online nos explicava que Bowie – que manteve sua doença em segredo do público – “morreu pacificamente cercado por sua família.”

Ele morava na cidade de Nova York na época e lançou o álbum Blackstar exatamente no dia do seu 69º aniversário e apenas dois dias depois ele morreu.

Alicia Keys e Bowie (2006)

O agravamento na saúde de Bowie começou em 2004, quando sofreu um ataque cardíaco nos bastidores do Hurricane Festival na Alemanha. Fato que o afastou de show e gravações. Na época ele tinha 57 anos e a preocupação com a saúde fez Bowie se retirar dos olhos do público, sua última apresentação foi ao lado de Alicia Keys durante um evento de arrecadação de fundos no Hammerstein Ballroom em 2006.

Em 8 de janeiro de 2013 – no seu 66º aniversário – Bowie surpreendeu seus fãs quando, após um hiato de quase uma década, anunciou o lançamento de seu 24º álbum The Next Day . Gravado em segredo por um período de 2 anos em um estúdio na cidade de Nova York, no álbum David revisitou o velho estilo ao compor músicas voltadas para o rock – The Next Day foi aclamado pela critica

Poster de The Next Dat (2013)
Frame do vídeo de “Lazarus” (2016)

Três anos depois, Bowie voltou do hiato mais uma vez, dessa vez com o álbum Blackstar repleto de referência do jazz . Os videoclipes dos singles ” Blackstar ” e ” Lazarus ” também foram lançados – este último apresentando o artista se contorcendo em uma cama de hospital. O significado dessas alusões estéticas à morte, junto com as ruminações líricas intricaram a opinião pública, mas apenas dois dias depois do lançamento de Blackstar, foi revelado o motivo do clima de despedida, quando a notícia da morte de Bowie se tornou pública.

Bowie ao lado Mick Jagger (1985)

Entre aqueles que prestaram homenagem a Bowie estavam Paul McCartney , Iggy Pop , Madonna , Bruce Springsteen , Elton John , Brian May, seu parceiro no sucesso do Queen “Underpressure” e Mick Jagger, que havia feito um dueto com Bowie em um cover de ” Dancing in the Street “.

” David sempre foi uma inspiração para mim e um artista original “, escreveu Mick Jagger. “Ele era meu amigo, eu nunca vou esquecê-lo.”

Talvez o elogio mais comovente de todos venha do produtor Tony Visconti, que trabalhou com Bowie desde os dias de Space Oddity . “Ele era um homem extraordinário, cheio de amor e vida”, “Ele sempre estará conosco. Mas por enquanto, é apropriado chorar.”

Mas não hoje, caro amigos(a) do Clube, pois como eu disse está fazendo 6 anos que Bowie nos deixou e 75 anos do seu nascimento… é tempo de lembrar e homenagear, por isso vou reviver Ziggy Stardust de 1972 para fechar esse drops, primeiro porque é a minha favorita do Camaleão do Rock e também pela genialidade, Bowie se apresentou sob a persona Stardust por cerca de um ano e abriu uma discussão sobre o egocentrismo dos “rock stars” da época. O mais doido dessa história é que a personalidade fictícia de Ziggy Stardust acabou sendo a grande influência para o surgimento do Glam Rock.

Um episódio completo sobre David Bowie já é uma promessa do Clube, foi um prazer falar de música com você e e até a próxima.

Edição de áudio: Gilson de Lazari